Alegria marcou a posse de Dom Remídio em Cachoeira do Sul

27/02/2012 11:48

 

Alegria marcou a posse de Dom Remídio em Cachoeira do Sul

Ocorreu hoje, dia 26 de fevereiro de 2012, na Diocese de Cachoeira do Sul, a posse de Dom Remídio José Bohn, desde desde 2006 trabalhava como bispo na Arquidiocese. Como pastor assumiu hoje sua nova missão, ser pastor desta Diocese, com seus desafios e expectativas de ser ainda mais Igreja em cada comunidade.


 


Com a catedral repleta de bispos, sacerdotes, diáconos e fiéis, dom Remídio foi recepcionado com alegria e certeza, de todo nós, que já o conhecemos que ele desenvolverá um grande trabalho e estará a frente deste povo, com a ajuda do clero local e do povo da região de Cachoeira do sul, conduzindo a todos em consonância com a Igreja Católica, ainda mais a Jesus.

A Igreja da Arquidiocese de Porto Alegre e especialmente suas ovelhas do Vicariato de Guaíba rezam por esse novo desafio, de continuar o trabalho já desenvolvido pelo agora emérito, dom Irineu Wilges que permaneceu a frente da Diocese por 11 anos.

A celebração, que aconteceu antes da missa, presidida por dom Remídio, teve pelo menos três momentos distintos que marcou a posse do novo bispo. A acolhida e condução inicial da missa foram feitas pelo arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert.

Na celebração, além de católicos de todas as 13 paróquias de Cachoeira do Sul e região, foram convidados os prefeitos de todas as cidades da diocese e bispos do Rio Grande do Sul. Além de autoridades presentes e mais de 1000 pessoas lotaram a catedral de Nossa Senhora da Conceição.
 

Como foi o rito de posse:

O primeiro momento do ato de posse é a leitura da chamada bula papal, documento de nomeação do novo bispo enviada pelo papa Bento XVI. Como o documento é escrito em latim, a leitura foi feita pelo padre Silvio Rockenbach, de Sobradinho, único da diocese que fala esta língua.
Logo depois, a leitura em português do documento, feita pelo monsenhor Elcy Arboite.
Em seguida aconteceu a transmissão do báculo (espécie de bastão com a parte superior arqueada) usada pelos bispos. A entrega foi feita por dom Irineu Wilges, bispo de Cachoeira do Sul desde 2000.
O último momento do rito de posse de dom Remídio é quando ele foi convidado a sentar-se na cátedra, cadeira onde sentam os bispos. 
A leitura da ata de posse de dom Remídio foi feita pelo padre Edson Pereira, secretário do colégio de consultores.
Depois do rito, dom Remídio passou a ser oficialmente o novo bispo de Cachoeira do Sul e a presidiu a missa celebrativa.