Gentileza gera Gentileza

13/01/2012 13:18

com a Palavra Roberta Vencato (CLJ NSN CHARQUEADAS)

O que mais ouvimos nas Rádios e vemos na TV e na internet são as pessoas reclamando do desamor com que são tratadas, da crueldade das pessoas ou da corrupção da política que está espalhada por aí. O que fazer diante disto? Será que devemos simplesmente reclamar ou mudar nossa forma de agir, ou melhor, de tratar nossos semelhantes?
Já dizia Marisa Monte, na década de 90, numa música chamada Gentileza: “nós que passamos apressados pelas ruas da cidade merecemos ler as letras e as palavras de gentileza” nesta letra a cantora homenageia o conhecido profeta Gentileza, um andarilho esfarrapado das ruas do Rio de Janeiro que pintava pelas ruas do Rio palavras de bondade, amor, fé palavras de  gentileza  tido como louco por muitos.
Na correria do nosso dia-a- dia  em que, muitas vezes, 24horas é muito pouco tempo para trabalhar, estudar e praticar o bem. Esquecemos de humanizar nossas atividades, esquecemos de pensar no próximo e, talvez, de ser a alegria do dia das pessoas, tomar o gentileza como modelo não significa largar os estudos, família e trabalho, nem pintar muros cinzas de coloridas e bonitas palavras. Mas sim tratar bem o nosso próximo, sendo ele o diretor da escola ou o catador de lixo. Não podemos tratar com distinção as pessoas pelo cargo que ocupam ou pela profissão que exercem ou que não exercem.
Nós podemos sim mudar o pensamento “baixo astral” das pessoas, podemos dar alegria ao dia, ou quem sabe até á vida de uma pessoa com um “BOM DIA!” ou um “MUITO OBRIGADA” porque não podemos humanizar e tornar afetuosas as relações profissionais?
Se dermos á nossa vida o rumo de propagar a gentileza- com palavras e atitudes de bondade, de amor- certamente, como num efeito dominó, outras pessoas também terão o mesmo rumo.
Reclamar somente não basta, é necessário dar o ponta pé inicial e tratar bem o próximo, extrair tudo de bom que o mundo nos oferece e oferecer aos outros também, nunca desanimar se o sorriso não for retribuído e jamais esquecer que gentileza gera gentileza, e é disto que precisamos para dar sentido ás nossas vidas.