A Fé Após o CLJ (POR Cauê Florisbau)

04/01/2012 16:46

         

 
Para maioria dos jovens o CLJ é o inicio da vida cristã. Na maioria dos casos o jovem que entra no CLJ não é ativo na Igreja.  O CLJ é o primeiro passo na vida religiosa. Nem todos os jovens que entram no CLJ  tem uma longa trajetória dentro do movimento.
A perseverança nunca é 100%, muitos jovens têm uma curta passagem pelo movimento, normalmente 50% dos jovens que fazem o curso sai antes de um ano após o curso. A metade dos que fizeram a primeira etapa chegam no CLJ II, um terço dos que fizeram o CLJ II chegam no CLJ III. Ai fica uma pergunta: Os “filhos do CLJ” pretendem permanecer na Igreja Católica?
Pe. Renato Klein sempre falou “Primeiro amor por Cristo depois ao CLJ”. Se o amor que o jovem tem por Cristo for verdadeiro ele ira permanecer na Igreja depois que sair do CLJ. O jovem tem que ocupar espaços dentro da Igreja, em pastorais, conselho paroquial, comissões festeiras, ministros, catequistas, etc. Não devemos apenas participar das missas devemos seguir firme no trabalho pela evangelização. Assim aos poucos o jovem vai buscando espaço na Igreja.

A perseverança tão pedida após o curso deve ser também na fé. Sabemos que muitos são os chamados e poucos os escolhidos, para ser escolhido basta ter fé, trabalhar com devoção a Jesus Cristo. O Jovem quando sai do CLJ esta iniciando no mercado de trabalho, buscando construir sua vida. Mesmo ainda não podendo assumir compromissos é essencial o jovem se manter em dialogo com Deus através das missas, visitas ao sacrário e diferentes formas de espiritualidade. O CLJ é momento, a fé é pra sempre.