Um Domingo Com Pedro e Paulo

22/06/2012 17:59

 

Mais uma vez, celebramos a festa de São Pedro e São Paulo, no domingo seguinte. É porque, no Brasil, não temos feriado,e por isso um domingo é dedicado estes grandes apóstolos.

 

Em Roma, desde os tempos apostólicos, ao lado de São Pedro, celebra-se a festa de São Paulo no mesmo dia. Naiconografia antiga, na mesma barca aparecem Pedro e Paulo glorificando a Deus.

 

Pedro é aquele que, na noite da paixão, negou o Senhor três vezes, antes que o galo cantasse. No evangelho destedomingo, temos a cena em que o Cristo ressuscitado perguntou três vezes: Tu me amas, mais do que os outros... Pedrosempre respondeu, com toda a convicção: Tu sabes que eu te amo...

 

Este é São Pedro, o nosso primeiro Papa. É também o autor de duas cartas belíssimas, de orientação sobre a vida da Igreja, que fazem parte do Novo Testamento.

 

Nos tempos de Nero, na segunda fase da terrível perseguição, Pedro foi condenado à morte. Segundo a tradição, teria sidocrucificado de pernas para cima. Os seus amigos sepultaram o corpo, fora dos muros da cidade, na colina Vaticana.Precisamente lá onde mais tarde construíram a basílica de São Pedro.

 

Paulo nasceu provavelmente nos primeiros anos da era cristã, em Tarso na Turquia de hoje. Ainda jovem, foi para Jerusalémonde recebeu sólida formação nas Sagradas Escrituras e nos métodos da tradição dos rabinos.

 

Os Atos dos Apóstolos nos apresentam este Saulo, participando do martírio de Santo Estêvão, como alguém queconcordava com esta morte. Depois disso, Paulo estava se Damasco, como perseguidor de cristãos. No caminho, eleexperimentou o grande encontro com a graça de Deus, que ele descreve na Carta aos Gálatas, que lemos neste domingo.Sentiu-se chamado para pregar o Cristo vivo e ressuscitado, entre os pagãos. Mas, foi ainda por um tempo para a Arábia,entregue à oração e ao trabalho. Ali fez o seu deserto, elaborando uma nova síntese de vida e de trabalho.

 

Só depois de tudo isto, subiu para Jerusalém, onde e apresentou aos apóstolos... Passa um tempo com Pedro e comTiago. Depois disso, ele foi enviado em missão, tornando-se o grande apóstolo, testemunha do Cristo ressuscitado. Foiincansável na missão, na evangelização, nas viagens e nos empolgantes discursos em favor de Jesus Cristo e de sua obra.

 

Por último, foi levado para Roma, onde poderá escrever: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé;resta-me receber a coroa da justiça...”. A obra missionária de Pedro e Paulo foi certamente essencial para o sucesso damensagem que anunciaram e pelo testemunho que deram.

 

 

 

Carlos Eduardo G.de Abreu

Presidente CLJ do Vicariato de Guaíba