Jornada Arquidiocesana de Juventude supera expectativa e reúne quase mil jovens

02/04/2012 20:13

 


O domingo de ramos foi o grande dia de encontro dos jovens na segunda edição da Jornada Arquidiocesana de Juventude (JAJ), da Arquidiocese de Porto Alegre. O encontro superou as expectativas da organização e reuniu quase mil jovens na Catedral Metropolitana e no Colégio La Salle Dores. Inspirado no salmo 24, o encontro teve como tema: “É assim a geração dos que procuram o Senhor”.

A JAJ reuniu jovens dos vicariatos da Arquidiocese: Gravataí, Guaíba, Porto Alegre e Canoas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings. Lembrando os ícones da Jornada Mundial da Juventude, alguns jovens conduziram uma enorme cruz e o quadro de Nossa Senhora pela Catedral e, após a missa, os ícones foram levados em procissão orativa até o Colégio La Salle. A oração dos jovens quebrou o silêncio da manhã do domingo no centro de Porto Alegre.

Missa

A Celebração eucarística iniciou às 9h30min com a condução da cruz e ícone de Nossa Senhora. A Catedral estava lotada. Na homilia para os jovens, Dom Dadeus destacou a presença da cruz para a comunidade cristã, lembrando “grandiosa vitória da cruz como uma vitória do bem. Esta humanidade está marcada com um cruz no meio. A cruz, embora tenha produzido o sofrimento, também representa a salvação” destacou.
 

Enfatizando a simbologia da cruz, o arcebispo metropolitano disse que Jesus carregou a culpa dos filhos de Deus para dizer que sempre há uma saída para este mundo: “As vezes carregamos a nossa cruz sozinho, mas Jesus vai a nossa frente para que possamos vencer com Ele. Queridos jovens, é preciso perceber essa presença de Deus em nossas vidas para irradiá-la ao mundo”, finalizou.

Procissão

Ao final da Celebração Eucarística, a juventude que estava na Catedral Metropolitana seguiu em procissão até o Colégio La Salle Dores. A Cruz e o quadro de Nossa Senhora estavam a frente de todos, sendo levados pelos participantes do encontro que se revezavam na condução dos ícones. A oração do terço uniu as quase mil vozes durante o trajeto. A chegada no local da JAJ foi festiva com muita música e dança.
 

Jornada Arquidiocesana – Painéis e Oficinas 

Outro grande momento para a JAJ 2012 foi o encontro no Colégio La Salle Dores que proporcionou quase seis horas de intensas atividades como momentos de louvor, adoração, painéis e oficinas temáticas. Livrarias, movimentos e Congregações religiosas parceiras da JAJ montaram seus estandes para divulgar subsídios, produtos e carismas congregacionais. A JAJ também teve uma Capela com exposição do Santíssimo

A parte da tarde foi destinada às oficinas temáticas. A organização do evento oportunizou treze oficinas dentre elas: Rede sociais e evangelização da geração Y, YouCat (Catecismo jovem), João Paulo II, o amigo da juventude, dentre outras. As palestras foram bastante prestigiadas.
Integrante do CLJ da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a jovem Amanda Gonçalves destacou que a JAJ se aperfeiçoou e melhorou em relação a edição passada: “A Jornada Arquidiocesana cresceu muito e melhorou desde o ano passado. Está mais organizada a e as palestras oferecidas foram mais pensadas e, por isso, gostei bastante”, disse.

Também integrante do CLJ da Paróquia de Nossa Senhora das Dores Ana Paula, CLJ das Dores, a jovem Ana Paula disse não ter participado da edição passada, mas aprovou a segunda jornada: “Gostei das palestras por que tem tudo a ver com a nossa realidade”.
Amanda e Ana Paula disseram que com a finalização da JAJ, o compromisso que fica é o de estar na comunidade, apoiando e ajudando na realização dos projetos que auxiliem a juventude.

Organização: Expectativa superada

Vanessa Justem é da equipe Arquidiocesana de Juventude e membro da Comissão Organizadora da JAJ. Quando questionada sobre uma avaliação sobre o evento, ela foi enfática: expectativas superadas.

A organizadora destacou o espírito do encontro: “A gente viu uma juventude mais mobilizada e animada em prol da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Este foi um espírito que a gente tentou criar na nossa Arquidiocese. Com certeza saímos daqui com muito mais bagagem e experiência, como equipe e como jovem para levar essa juventude toda para o Rio de Janeiro”, disse.

Vanessa informou que o fechamento oficial de participantes não foi feito, porém, as inscrições recebidas antes do encontro somavam quase 800 participantes. Já no dia da JAJ, estima-se que quase 100 jovens tenham efetuado a inscrições para participar do evento.

A Jornada Arquidiocesana de Juventude foi concluída no final da tarde do domingo com adoração e benção do Santíssimo.

Blog

As movimentações do setor arquidiocesano de juventude continuam o ano todo. Em um blog na internet, o setor publica a comunhão entre os grupos que estão presentes na Arquidiocese. Acesse:https://www.jovenstriconectados.blogspot.com.br


Veja o album de fotos no Facebook da Arquidiocese de Porto Alegre: Clique Aqui