Padres renovam o compromisso sacerdotal na Missa dos Santos Óleos

05/04/2012 13:30

 

Em uma das celebrações litúrgicas mais significativas, os padres da Arquidiocese de Porto Alegre renovaram seu compromisso sacerdotal na Missa dos Santos Óleos, realizada na Catedral Metropolitana na manhã desta quinta-feira santa, dia 05 de março. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grins presidiu a celebração que lotou a catedral com a presença de quase 300 padres, diáconos, seminaristas e a comunidade em geral.

Concelebraram a missa os bispos auxiliares Dom Agenor Girardi e Jaime Spengler, o arcebispo emérito, Dom Altamiro Rossato e o arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), Dom Clóvis Frainer.
 



Além da renovação do compromisso sacerdotal, esta celebração especial é marcada pela bênção dos santos óleos que são utilizados durante todo o ano nos ritos de batismo, crisma, ordenação sacerdotal e unção dos enfermos. 

Em sua homilia, Dom Dadeus Grings lembrou que esta é a décima segunda vez que preside esta celebração e recordou os padres que neste tempo já passaram por esta celebração e já faleceram. O arcebispo destacou que esta celebração reforça o laço familiar e cristão dos presbíteros: “Nós somos uma família. Família de Deus que se reúne de modo especial para mostra esta unidade da Arquidiocese com o clero que reza junto. Significa essa partilha da comunhão eclesial de que nós somos Igreja e por isso renovamos esse compromisso sacerdotal” destacou.

O arcebispo destacou ainda que, na atualidade, a presença de Jesus continua viva em cada sacerdote que anuncia a salvação para o povo: “Servimos este mundo na missão de sermos profetas, homens não apenas da palavra humana, mas da palavra de Deus, instrumentos de Deus pra falar ao mundo de hoje. Nós somos representantes de Jesus para o nosso tempo”, enfatizou.

Após a homilia, os presbíteros presentes renovaram seu compromisso sacerdotal diante do arcebispo. Este ato se transforma em uma to de ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja.

Em seguida foi feita a bênção dos santos óleos. Em procissão, os agentes da Pastoral da Saúde conduziram ao altar o óleo da unção dos enfermos e o entregaram ao arcebispo. Os agentes da Pastoral, destacaram a presença e o trabalho cristão dos agentes na Arquidiocese. Logo após, também foi conduzido os óleos do crisma e dos catecúmenos.

Após a celebração, na cripta da catedral, foi oferecido um almoço para bispos, padres, diáconos e seminaristas.